A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

domingo, 28 de dezembro de 2008

Noticias sobre o projecto "Histórias Tradicionais"

Já temos um conjunto de fantoches de dedo para contar a histórias "Os 3 Porquinhos"!!!
Aproveito para relembrar que deverão entregar os fantoches que produzirem até ao dia 17 de Janeiro.
As crianças estão ansiosas pela chegada das vossas criações!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tranças de Natal

Quando fomos à Quinta Pedagógica fizemos "Tranças de Natal". Vou deixar aqui a receita para fazerem em casa. É muito simples.
Receita
Junta-se os seguintes ingredientes num recipiente apropriado:
.2 Kg de farinha;
.650 g de açúcar;
. 20g de sal;
. 40 g de fermento de padeiro que se deve desfazer em 1/2 litro de leite à temperatura ambiente;
.100g de manteiga líquida;
. 8 ovos;

No final moldam-se a massa de forma a fazer uma trança, decora-se com frutas cristalizadas e pincela-se com 2 ovos que foram batidos à parte.
Vai ao forno e temos as nossas tranças de Natal prontas a comer!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Visita de Estudo à Quinta Pedagógica

No dia 10 de Dezembro realizámos uma Visita de Estudo à Quinta Pedagógica dos Olivais. Eramos 12 pessoas: 9 alunos da nossa salinha e 3 adultos (duas professoras e 1 pai).
Como fomos de metro aproveitamos para prestar atenção ao caminho que fizemos, estações que passámos, linhas que percorremos para chegar ao nosso destino, bem como no regresso à escola. Para alguns alunos o mapa das linhas de metro não eram novidade , pois já tinham trabalhado nas nossas aulas de apoio no ano lectivo anterior, tendo servido para consolidar as aprendizagens, mas para outros constituiu uma novidade.
Na Quinta Pedagógica juntou-se a nós a Terapeuta da Fala da nossa escola, que nos acompanhou durante esta visita.
Participamos numa actividade denominada "Aromas e Sabores" onde confeccionamos "Tranças de Natal", que foram cozinhadas em forno a lenha.
Quando terminamos a visita aos animais da "Quinta"tinhamos as nossas "tranças" acabadinhas de sair do forno, bem quentinhas, para nos deliciarmos.
Após conversa com os alunos verifiquei que apreciaram a Visita de Estudo e que do ponto de vista pedagógico teve um resultado bastante positivo.

Para mais informações sobre a Quinta Pedagógica dos Olivais acesse ao site: http://quintapedagogica.cm-lisboa.pt

sábado, 6 de dezembro de 2008

Como fazer FANTOCHES DE MÃO:

Faça primeiro um molde de jornal. Use sua mão como um guia para medir os tamanhos mas deixe bastante espaço para que sua mão se movimente dentro do fantoche. Corte e costure dois pedaços de tecido. Se estiver usando uma cabaça, pode colocar a cabeça directamente sobre o corpo. Caso contrário, faça um tubo pequeno de papelão para ajudar a prender a cabeça junto ao corpo.
Pode adicionar as mãos do fantoche, se quiser . Faça um tubo pequeno de cartolina. Cole um dos lados e corte pelo formato de uma mão.
Como fazer a cabeça:
Use um pequeno balão, uma cabaça (corte a extremidade) ou grama prensada para conseguir o formato da cabeça. Faça uma pasta de farinha e água ou use cola de papel. Corte tiras de papel de jornal, passe na pasta e faça o formato da cabeça com várias tiras de papel. Deixe secar e então pinte a cabeça. Faça o cabelo de fios de lã, palha ou pele.

Veja mais ideias para fazer fantoches no link:
http://educacaodofuturo.org/rabiscos/index.php?option=com_content&task=view&id=370&Itemid=34

O NOVO Projecto: "Histórias Tradicionais"

Na reunião de dia 5 /12, foi lançado um novo projecto para este ano lectivo que se intitula "Histórias Tradicionais".
O projecto consiste num trabalho em torno de 5 histórias tradicionais previamente seleccionadas com os seguintes critérios: simplicidade e pertinência ao nível do contexto escolar (são histórias que surgem frequentemente em contexto de sala de aula).
As histórias escolhidas são:

O Capuchinho Vermelho
Os 3 Porquinhos
A Branca de Neve e os 7 Anões
A Carochinha
A Tartaruga e a Lebre
Estas histórias serão trabalhadas em pequeno grupo no espaço de aula de Educação Especial de uma forma lúdica para que seja uma experiência positiva e bem aceite pelos alunos, facilitando o atingir dos objectivos propostos.
Com este projecto pretende-se desenvolver uma série de competências nos alunos da nossa sala nomeadamente ao nível cognitivo e linguístico, nomeadamente a memória, o raciocínio lógico, a imaginação, a expressão oral e escrita, entre outras, que se consideram fundamentais para um melhor desempenho escolar.
Operacionalização:
Num "trono real" (uma cadeira decorada para esse efeito) vão-se contar as histórias lendo os livros e dramatizando com fantoches, podendo-se utilizar também o teatrinho de fantoches ou uma versão mista.
O que vai ser fundamental é cativar a atenção e interesse destes alunos para as histórias e a partir daí desenvolver um conjunto de actividades que culminarão em muitos casos em actividades de registo escrito, respeitando obviamente o ritmo individual de cada um.

Aqui fica a fotografia do "trono real" do nosso projecto

A reunião de Pais

Ontem, dia 5 de Dezembro, realizou-se a reunião com os Pais da nossa salinha. Estiveram presentes 6 Encarregados de Educação e foram abordadas fundamentalmente duas temáticas: os PROJECTOS e os DESAFIOS da nossa sala.
Da minha parte considero que, embora o número de pais presentes na reunião tenha sido reduzido, de uma forma geral encontram-se interessados em participar mais activamente nos projectos da nossa sala.
Relativamente aos desafios, para o mais urgente foi encontrada uma solução imediata (o que foi fantástico) e para os restantes desafios foram traçadas algumas linhas de acção.
Desta forma, penso que foi uma reunião que atingiu todos os objectivos propostos e fundamentais para se continuar a prosseguir no bom caminho de uma educação de qualidade para os alunos com Necessidades Educativas Especiais desta escola.
Deixo aqui um agradecimento especial para todos estes pais que tiveram presentes nesta reunião.
Professora Cláudia B.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Professor do Ano- LINDO!!!

Professor do ano foi aquele que, com depressão profunda, persistiu em ensinar o melhor que sabia e conseguia os seus 80 alunos.


Professor do ano foi aquela que tinha cancro e deu as suas aulas até morrer.


Professor do ano foi aquela que leccionou a 200 km de casa e só viu os filhos e o marido de 15 em 15 dias.


Professor do ano foi aquela que abandonou o marido e foi com a menina de 3 anos para um quarto alugado. Como tinha aulas à noite, a menina esperava dormindo nos sofás da sala dos professores.


Professor do ano foi aquele que comprou o material do seu bolso porque as crianças não podiam e a escola não dava.


Professor do ano foi aquele que, em cima de todo o seu trabalho, preparou acções de formação e se expôs partilhando o seu saber e os seus materiais.


Professor do ano foi aquela que teve 5 turmas e 3 níveis diferentes.


Professor do ano foi aquele que pagou para trabalhar só para que lhe contassem mais uns dias de serviço.


Professor do ano foi aquele que fez mestrado suportando todos os> custos e sacrificando todos os fins-de-semana com a família.


Professor do ano foi aquele que foi agredido e voltou no dia seguinte com a mesma esperança.


Professor do ano foi aquele que sacrificou os intervalos e as horas de refeição para tirar mais umas dúvidas.


Professor do ano foi aquele que organizou uma visita de estudo mesmo sabendo que Jorge Pedreira considerava que ele estava a faltar.


Professor do ano foi aquele que encontrou forças para motivar os alunos depois de ser indignamente tratado pelos seus superiores do ME.


Professor do ano foi aquele que se manifestou ao sábado sacrificando um direito para preservar os seus alunos.


Professor do ano foi aquele presidente de executivo que viveu o ano entre o dever absurdo, a pressão e a escola a que quer bem, os colegas que estima.


Professor do ano... tanto professor do ano.


Professores do ano, todo o ano, fomos todos nós, professores, que o continuamos a ser mesmo após uma divisão absurda.


Professor do ano... tanto professor do ano em cada escola, tanto milagre em cada aluno.


Somos mais que professores do ano. Somos professores sempre!


(Recebido por mail)

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"