A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

sexta-feira, 24 de abril de 2009


A todos os Blogues que nos têm enviado selinhos, o nosso muito obrigado!

Gostamos sempre muito das vossas visitas.



Apareçam sempre...



Beijinhos grandes


Atribuição do nosso selinho

Este mês oferecemos o nosso selinho do "blog inclusivo" a:

Unidade de apoio a alunos com multideficiência
http://uaamredonda.blogspot.com/
Educação para todos
http://educacaoparatodosrj.blogspot.com/

Parabéns aos blogueiros pelo seu bom trabalho na área da inclusão!

domingo, 19 de abril de 2009

Acta da Reunião de “Troca de Experiências no Âmbito da Integração Escolar”

No dia 31 de Março realizou-se uma reunião de “Troca de Experiências no âmbito da integração escolar” tendo como oradoras eu e mais 2 professoras que partilharam as suas experiências pedagógicas com as restantes colegas da escola.
A professora Joaquina apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver na sala de aula no âmbito da integração de alunos estrangeiros;
A professora Sofia apresentou o trabalho na sala de aula utilizando o Método Distema, como um recurso educativo para a intervenção na aprendizagem e consolidação da leitura e interpretação, de alunos com Dificuldades de Aprendizagem (dislexia) e NEE.
Eu fiz a última apresentação que incidiu sobre o trabalho desenvolvido por mim com o Método das 28 Palavras, para a aprendizagem da leitura e escrita, dos alunos com NEE.

As referidas docentes apresentaram os materiais que utilizam em contexto de sala de aula; explicaram as estratégias utilizadas na sua aplicação e procuram esclarecer as dúvidas que surgiram no que respeita às etapas da aplicação dos diversos métodos de trabalho.
Reforçaram a importância de respeitar ritmos, interesses, necessidades, cultura e individualidade dos alunos, por forma a manter sempre vivo o entusiasmo destes pela aprendizagem.
Foi também ressaltada a importância fundamental de se desenvolver um trabalho sólido, consistente e sistemático com os NEE integrados nas turmas desta escola, uma vez que se trata de uma população com fracos recursos sócio/económicos/culturais, tendo na sua maioria estimulado pouco os seus filhos com NEE que aqui ingressam, tornando assim o papel do professores ainda mais importante.
Foi também evidenciado, que os alunos com NEE no 1º Ciclo encontram-se numa faixa etária que é propícia para a realização de aprendizagens que lhes vão ser fundamentais para a sua vida futura e caso não sejam estimuladas na idade certa poderão ser dificilmente adquiridas mais tarde, condicionando-os gravosamente.
Partindo desta troca de experiências foi lançada a ideia da possibilidade de criação de um banco de materiais/fichas de trabalho, em que todos contribuíssem e pudessem desfrutar dos mesmos com vista a um enriquecimento das práticas pedagógicas, de onde resultaria benefício para os alunos, em especial os com mais dificuldades.
Há ainda a ressaltar que esta reunião surgiu da necessidade sentida pela docente de Educação Especial Cláudia B. na sensibilização dos docentes desta escola para pertinência da utilização e aplicação do Método das 28 Palavras na aprendizagem da leitura e da escrita de alunos com NEE, bem como fortalecer a confiança na sua aplicação em contexto de sala de aula, com o intuído de reduzir o crescente número de dificuldades de aprendizagem aquando da iniciação da escolarização.
A Coordenadora Paula M. aprovou-a e enriqueceu-a com a participação das outras duas colegas que foram convidadas a apresentarem as suas boas práticas lectivas.

sábado, 18 de abril de 2009

A Consciência Fonológica

Cada vez mais chegam ao 1º ano de escolaridade crianças menos preparadas para iniciar a escolarização e com lacunas a vários níveis, nomeadamente ao nível das pré-competências leitoras.
Um dos casos flagrantes são lacunas ao nível da Consciência Fonológica.
A aquisição da Consciência Fonológica é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita. A estimulação precoce e intencional desta competência é muito importante para o desenvolvimento harmonioso das capacidades cognitivas de todas as crianças tanto em idade pré-escolar e como mais tarde no 1º ano de escolaridade.
Quando refiro estimulação intencional refiro-me à necessidade de fazer parte da programação do Educador/Professor como uma competência a adquirir.
O trabalho nesta área torna-se fundamental quando estamos perante alunos com dificuldades de aprendizagem ou défice cognitivo.
A leitura de histórias, as rimas, lengalengas e trava-línguas são exemplos de excelentes exercícios que desenvolvem esta capacidade e que deverão fazer parte da rotina quotidiana das crianças desde tenra idade.
Deixo aqui alguns exemplos:

Rimas:

A criada lá de cima
é feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
diz assim para o patrão:
- sete e sete são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados
e não gosto de nenhum.


Lá vai uma,
lá vão duas,
três pombinhas a voar.
Uma é minha
Outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Um dois, três, quatro...
A galinha mais o pato
Fugiram da capoeira
Foi atrás a cozinheira
Que lhes deu com um sapato.
Um, dois, três, quatro
Trava-línguas:

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.


- Pardal pardo, porque palras?- Eu palro e palrarei,porque sou o pardal pardo,palrador de el-rei.

Padre Pedro Prega pregos Prega pregos Padre Pedro

O tempo perguntou ao Tempo quanto tempo o Tempo tem.O Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o Tempo tem.

Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.


Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há!Quem os desmafagafizá-los,um bom desmafagafizador será.


Por debaixo daquela pipa está uma pita que pia.Pinga a pipa, pia a pita;Pinga a pipa, pia a pita…


Percebeste?Se nao percebeste faz que percebeste Para que eu perceba que tu percebeste.


Percebeste? Se não percebeste, percebesses, eu também não percebi e fiz para perceber. Percebeste?


A aranha arranha a jarra a jarra arranha a aranha.(diga 3 vezes bem rápido este trava-línguas)


O Peito do Pé do Pedro é Preto.(diga três vezes rápido este trava-línguas)


Lenga-Lenga:

Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
E falava francês
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Um gato maltês
Saltou-te às barbas
Não sei que te fez
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
Falava françês
A dona da casa
Chamava-se Inês
O número da porta era o 33!
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Uma galinha perchês
E um galo francês
Eram dois
Ficaram três…
Queres que te conte outra vez?


Bichinho gato
que comeste tu?
sopinhas de leite
Guardaste-me delas?
Guardei, guardei
Onde as puseste?
Atrás da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo da gata
Sape, sape, sape gato
sape, sape, sape gato.

O que está na varanda?

Uma fita de ganga

O que está na panela?

Uma fita amarela

O que está no poço?

Uma casca de tremoço

O que está no telhado?

Um gato malhado

O que está na chaminé?

Uma caixa de rapé

O que está na rua?

Uma espada nua

O que está atrás da porta

Uma vara torta

O que está no ninho?

Um passarinho

Dá-lhe pãozinho.

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"