A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Como memorizar as tabuadas/aprendizagem multisensorial

Ao contrário de algumas ideias confusas sobre a educação actual, o treino da memória é fundamental, principalmente na faixa etária do pré-escolar até ao 2º Ciclo do Ensino Básico. É neste estádio de desenvolvimento que o cérebro humano tem uma maior capacidade para o fazer e deve ser uma competência a ser estimulada. No caso dos alunos com NEE, nomeadamente quando se tratam de défices cognitivos ligeiros (que na maior parte dos casos possuem dificuldades nesta área) esta área deverá ser intencionalmente estimulada de várias formas, mas sempre ao nível e ritmo de cada caso.

Um treino que costumo sugerir a alguns professores que possuem estes alunos na sala de aula, é o treino da memorização das tabuadas, pois não só permite treinar a memória dos alunos com NEE com algo que lhes poderá ser útil, como também poderá ser desenvolvido em conjunto com os colegas da turma promovendo assim a utilização de novas metodologias na sala de aula e a integração.

A minha sugestão deste ano foi a introdução do "Jogo das Tabuadas". Este jogo foi utilizado por mim alguns anos, enquanto leccionei no regular e tem uma eficácia comprovada :) -desde que aplicado diáriamente (sugiro que seja aplicado nos últimos 30 minutos da aula depois de tudo arrumado).

É muito simples:


Constrói-se 1 cartaz em ponto grande (metade de uma cartolina) com a tabuada, que se pretende que os alunos memorizem e uns cartões com a resposta (normalmente plastifico tudo para ficar mais resistente):



Fixa-se o cartaz no quadro e pede-se aos alunos um de cada vez que venham colocar as respostas correctamente no cartaz usando os cartões de resposta com "postick" por trás.

Pode-se pedir para o fazerem perguntando a tabuada por ordem, numa fase inicial, ou salteado, quando estiverem mais confiantes.

Este jogo permite a prática e manupulação do material e uma visualização da tabuada (estimula a memória visual, atenção/concentração).

Posteriormente pode-se construir um jogo muito simples e que para tal são necessários uns pequenos cartões com as perguntas da tabuada individualmente, conforme mostra a figura seguinte em que no verso onde são colocadas as respostas e um saco opaco para colocar os cartões:

Com este material poderão ser feitos jogos de grande grupo e pequeno grupo.


Jogos para o grande grupo:

Um aluno tira uma pergunta do saco e questiona o grande grupo. Os colegas levantam e dedo e responde o aluno que for mais rápido, recebendo o cartão se acertar. No final ganha 1 estrela quem tiver o maior número de cartões (respostas certas).

Jogo para o pequeno grupo (são necessários 4 conjuntos de cartões):


Sugiro que se divida a turma em 4 grupos e que se dê a cada grupo um conjunto de cartões. Depois os cartões serão dispostos sobre a mesa com as perguntas viradas para cima.

Os alunos, à vez, tiram um cartão e tentam dar a resposta correcta, virando posteiormente o cartão para a verificarem. Caso acertem guardam o cartão, se errarem volta o cartão para cima da mesa sendo baralhado com os restantes.

O aluno que tiver mais cartões ganha o jogo (uma estrela).


Outra sugestão:pode-se também fazer o "Jogo do bingo da tabuada":

Aqui o jogo funciona ao contrário dos anteriores e deverá ser feito já depois dos outros.

Põe-se num saco opaco umas fichas com o resultado da tabuada. Os alunos terão associar os resultados à pergunta dos seus cartões. Quem preencher primeiro o cartão diz "bingo" e ganha o jogo.

Para aumentarem a rapidez da resposta e consolidação das tabuadas poderão treinar no Magalhães com os jogos da tabuada online que se encontra no Cantinho do Estudo do nosso blog.

Bom Trabalho!



1 comentário:

Atelier Vanessa Mendes disse...

Amei a iniciativa do seu blog!
Sou Arte Educadora e artista plástica. Leciono em uma escola particular inclusiva.
A minha maior felicidade é escutar todos os dias, dos meus filhos do coração, que a vida deles não seria nada sem mim.
Parabéns pelo blog...já sou sua fã e seguidora.

Bjinhos e fique com Deus,
Vanessa Mendes.

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"