A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

As Férias estão a chegar! Aqui ficam os T.P.F.s

Com o calor as nossas crianças começam a ficar ansiosas pelas férias, pela oportunidade de poder dormir mais um bocadinho e para os mais afortunados o merecido descanso com a sua família, com umas férias junto à praia ( ou mesmo idas à praia), com mais tempo para brincar com os amigos...
Pois bem, as férias devem ser isto tudo e um bocadinho mais. Acima de tudo deve ser uma época de lazer construtivo, devendo ter como objectivo proporcionar às nossas crianças as mais ricas e saudáveis experiências possíveis, para que se sintam felizes e ao mesmo tempo contribuir para sua formação pessoal e social.
Para tal é fundamental que a família esteja o mais próximo e lhes dedique a maior atenção possível, fazendo "programas" para eles (os nossos meninos (as)).
Desta forma deixo-vos aqui algumas sugestões de T.P.Fs (procuro dar sugestões de actividades a baixo ou nenhum custo mas de grande valor pedagógico para os meus alunos):
- Ir à Quinta Pedagógica dos Olivais (é gratuito e fica em frente à porta do Olivais Shopping. Aconselho a que vá de metro. É uma oportunidade excelente para lhes ensinar como se utiliza este meio de transporte, deixando-os comprar os bilhetes, ver o mapa...)
-Dar um passeio de eléctrico e já agora vá também ao elevador da glória ( Vá sempre falando e explicando o que os rodeia. Vá de metro... Vai ser inesquecível! )
-Faça uma pesquisa dos museus gratuitos e escolha um para o levar.
-Vá ver uma peça de teatro (há sempre peças infantis e promoções, muito em conta, aqui na Malaposta e outros);
-Ir à Biblioteca Municipal (pelo menos uma vez por semana) para ler um livro, para o seu filho ( ou com o seu filho)- delicie-se com os livros maravilhosos que existem na secção infantil- requisite um para levar para casa !
- Ir ao Parque Infantil o maior número de vezes possível, procurando sempre que eles brinquem com outras crianças da mesma idade, nem que para isso os pais também entrem na brincadeira. Deverão incentivar a que brinquem em todas as diversões do parque.
-Deverão ensinar-lhes jogos tradicionais que envolvam perícias como saltar à corda, andar a pé coxinho, apanhar e lançar bolas, etc.
Espero que gostem das sugestões e que as sigam dentro das vossas possibilidades e organização familiar. Não se esqueçam de contar aqui no blog os vossos passeios e actividades! Vou ficar a aguardar novidades! Tenho a certeza que os vossos filhos vão adorar estas férias! Vão ser sensacionais!!

1 comentário:

Fábio disse...

O blog ficou muito giro.

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"