A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

domingo, 19 de abril de 2009

Acta da Reunião de “Troca de Experiências no Âmbito da Integração Escolar”

No dia 31 de Março realizou-se uma reunião de “Troca de Experiências no âmbito da integração escolar” tendo como oradoras eu e mais 2 professoras que partilharam as suas experiências pedagógicas com as restantes colegas da escola.
A professora Joaquina apresentou o trabalho que tem vindo a desenvolver na sala de aula no âmbito da integração de alunos estrangeiros;
A professora Sofia apresentou o trabalho na sala de aula utilizando o Método Distema, como um recurso educativo para a intervenção na aprendizagem e consolidação da leitura e interpretação, de alunos com Dificuldades de Aprendizagem (dislexia) e NEE.
Eu fiz a última apresentação que incidiu sobre o trabalho desenvolvido por mim com o Método das 28 Palavras, para a aprendizagem da leitura e escrita, dos alunos com NEE.

As referidas docentes apresentaram os materiais que utilizam em contexto de sala de aula; explicaram as estratégias utilizadas na sua aplicação e procuram esclarecer as dúvidas que surgiram no que respeita às etapas da aplicação dos diversos métodos de trabalho.
Reforçaram a importância de respeitar ritmos, interesses, necessidades, cultura e individualidade dos alunos, por forma a manter sempre vivo o entusiasmo destes pela aprendizagem.
Foi também ressaltada a importância fundamental de se desenvolver um trabalho sólido, consistente e sistemático com os NEE integrados nas turmas desta escola, uma vez que se trata de uma população com fracos recursos sócio/económicos/culturais, tendo na sua maioria estimulado pouco os seus filhos com NEE que aqui ingressam, tornando assim o papel do professores ainda mais importante.
Foi também evidenciado, que os alunos com NEE no 1º Ciclo encontram-se numa faixa etária que é propícia para a realização de aprendizagens que lhes vão ser fundamentais para a sua vida futura e caso não sejam estimuladas na idade certa poderão ser dificilmente adquiridas mais tarde, condicionando-os gravosamente.
Partindo desta troca de experiências foi lançada a ideia da possibilidade de criação de um banco de materiais/fichas de trabalho, em que todos contribuíssem e pudessem desfrutar dos mesmos com vista a um enriquecimento das práticas pedagógicas, de onde resultaria benefício para os alunos, em especial os com mais dificuldades.
Há ainda a ressaltar que esta reunião surgiu da necessidade sentida pela docente de Educação Especial Cláudia B. na sensibilização dos docentes desta escola para pertinência da utilização e aplicação do Método das 28 Palavras na aprendizagem da leitura e da escrita de alunos com NEE, bem como fortalecer a confiança na sua aplicação em contexto de sala de aula, com o intuído de reduzir o crescente número de dificuldades de aprendizagem aquando da iniciação da escolarização.
A Coordenadora Paula M. aprovou-a e enriqueceu-a com a participação das outras duas colegas que foram convidadas a apresentarem as suas boas práticas lectivas.

Sem comentários:

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"