Cada vez mais chegam ao 1º ano de escolaridade crianças menos preparadas para iniciar a escolarização e com lacunas a vários níveis, nomeadamente ao nível das pré-competências leitoras.
Um dos casos flagrantes são lacunas ao nível da Consciência Fonológica.
A aquisição da Consciência Fonológica é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita. A estimulação precoce e intencional desta competência é muito importante para o desenvolvimento harmonioso das capacidades cognitivas de todas as crianças tanto em idade pré-escolar e como mais tarde no 1º ano de escolaridade.
Quando refiro estimulação intencional refiro-me à necessidade de fazer parte da programação do Educador/Professor como uma competência a adquirir.
O trabalho nesta área torna-se fundamental quando estamos perante alunos com dificuldades de aprendizagem ou défice cognitivo.
A leitura de histórias, as rimas, lengalengas e trava-línguas são exemplos de excelentes exercícios que desenvolvem esta capacidade e que deverão fazer parte da rotina quotidiana das crianças desde tenra idade.
Deixo aqui alguns exemplos:
Rimas:
A criada lá de cima
é feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
diz assim para o patrão:
- sete e sete são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados
e não gosto de nenhum.
Lá vai uma,
lá vão duas,
três pombinhas a voar.
Uma é minha
Outra é tua,
Outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Um dois, três, quatro...
A galinha mais o pato
Fugiram da capoeira
Foi atrás a cozinheira
Que lhes deu com um sapato.
Um, dois, três, quatro
Trava-línguas:
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.
- Pardal pardo, porque palras?- Eu palro e palrarei,porque sou o pardal pardo,palrador de el-rei.
Padre Pedro Prega pregos Prega pregos Padre Pedro
O tempo perguntou ao Tempo quanto tempo o Tempo tem.O Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o Tempo tem.
Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.
Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há!Quem os desmafagafizá-los,um bom desmafagafizador será.
Por debaixo daquela pipa está uma pita que pia.Pinga a pipa, pia a pita;Pinga a pipa, pia a pita…
Percebeste?Se nao percebeste faz que percebeste Para que eu perceba que tu percebeste.
Percebeste? Se não percebeste, percebesses, eu também não percebi e fiz para perceber. Percebeste?
A aranha arranha a jarra a jarra arranha a aranha.(diga 3 vezes bem rápido este trava-línguas)
O Peito do Pé do Pedro é Preto.(diga três vezes rápido este trava-línguas)
Lenga-Lenga:
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
E falava francês
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Um gato maltês
Saltou-te às barbas
Não sei que te fez
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
Falava françês
A dona da casa
Chamava-se Inês
O número da porta era o 33!
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Uma galinha perchês
E um galo francês
Eram dois
Ficaram três…
Queres que te conte outra vez?
Bichinho gato
que comeste tu?
sopinhas de leite
Guardaste-me delas?
Guardei, guardei
Onde as puseste?
Atrás da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo da gata
Sape, sape, sape gato
sape, sape, sape gato.
O que está na varanda?
Uma fita de ganga
O que está na panela?
Uma fita amarela
O que está no poço?
Uma casca de tremoço
O que está no telhado?
Um gato malhado
O que está na chaminé?
Uma caixa de rapé
O que está na rua?
Uma espada nua
O que está atrás da porta
Uma vara torta
O que está no ninho?
Um passarinho
Dá-lhe pãozinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário