A IMPORTÂNCIA deste blog

Este blog foi criado para os professores, pais, amigos, Encarregados de Educação dos alunos ( e os próprios alunos)que frequentam esta sala e pretende ser pertença de todos.Este blog poderá constituir um valioso instrumento de comunicação/articulação permanente entre todos os intervenientes do processo ensino/aprendizagem das nossas crianças e principalmente com a docente de Educação Especial:- Poderão colocar dúvidas;-Ter conhecimento algumas actividades da nossa sala e saber como participar;- Receber/dar algumas informações importantes sobre as diferentes problemáticas;- Ter acesso a material de trabalho.- Partilhar os seus conhecimentos/ comunicar com os outros pais;VISITEM-NOS, DIVULGUEM, DEIXEM OS VOSSOS COMENTÁRIOS, PARTILHEM CONNOSCO AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, TRABALHOS E SUGESTÕES. TODA A AJUDA É PRECIOSA! Só assim o nosso blog poderá crescer e ser útil para as nossas crianças/jovens!

sábado, 18 de abril de 2009

A Consciência Fonológica

Cada vez mais chegam ao 1º ano de escolaridade crianças menos preparadas para iniciar a escolarização e com lacunas a vários níveis, nomeadamente ao nível das pré-competências leitoras.
Um dos casos flagrantes são lacunas ao nível da Consciência Fonológica.
A aquisição da Consciência Fonológica é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita. A estimulação precoce e intencional desta competência é muito importante para o desenvolvimento harmonioso das capacidades cognitivas de todas as crianças tanto em idade pré-escolar e como mais tarde no 1º ano de escolaridade.
Quando refiro estimulação intencional refiro-me à necessidade de fazer parte da programação do Educador/Professor como uma competência a adquirir.
O trabalho nesta área torna-se fundamental quando estamos perante alunos com dificuldades de aprendizagem ou défice cognitivo.
A leitura de histórias, as rimas, lengalengas e trava-línguas são exemplos de excelentes exercícios que desenvolvem esta capacidade e que deverão fazer parte da rotina quotidiana das crianças desde tenra idade.
Deixo aqui alguns exemplos:

Rimas:

A criada lá de cima
é feita de papelão,
Quando vai fazer a cama
diz assim para o patrão:
- sete e sete são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados
e não gosto de nenhum.


Lá vai uma,
lá vão duas,
três pombinhas a voar.
Uma é minha
Outra é tua,
outra é de quem a apanhar.
Um dois, três, quatro...
A galinha mais o pato
Fugiram da capoeira
Foi atrás a cozinheira
Que lhes deu com um sapato.
Um, dois, três, quatro
Trava-línguas:

Três pratos de trigo para três tigres tristes.

O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.


- Pardal pardo, porque palras?- Eu palro e palrarei,porque sou o pardal pardo,palrador de el-rei.

Padre Pedro Prega pregos Prega pregos Padre Pedro

O tempo perguntou ao Tempo quanto tempo o Tempo tem.O Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o Tempo tem.

Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.


Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há!Quem os desmafagafizá-los,um bom desmafagafizador será.


Por debaixo daquela pipa está uma pita que pia.Pinga a pipa, pia a pita;Pinga a pipa, pia a pita…


Percebeste?Se nao percebeste faz que percebeste Para que eu perceba que tu percebeste.


Percebeste? Se não percebeste, percebesses, eu também não percebi e fiz para perceber. Percebeste?


A aranha arranha a jarra a jarra arranha a aranha.(diga 3 vezes bem rápido este trava-línguas)


O Peito do Pé do Pedro é Preto.(diga três vezes rápido este trava-línguas)


Lenga-Lenga:

Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
E falava francês
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Um gato maltês
Saltou-te às barbas
Não sei que te fez
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
Falava françês
A dona da casa
Chamava-se Inês
O número da porta era o 33!
Queres que te conte outra vez?

Era uma vez
Uma galinha perchês
E um galo francês
Eram dois
Ficaram três…
Queres que te conte outra vez?


Bichinho gato
que comeste tu?
sopinhas de leite
Guardaste-me delas?
Guardei, guardei
Onde as puseste?
Atrás da arca
Com que as tapaste?
Com o rabo da gata
Sape, sape, sape gato
sape, sape, sape gato.

O que está na varanda?

Uma fita de ganga

O que está na panela?

Uma fita amarela

O que está no poço?

Uma casca de tremoço

O que está no telhado?

Um gato malhado

O que está na chaminé?

Uma caixa de rapé

O que está na rua?

Uma espada nua

O que está atrás da porta

Uma vara torta

O que está no ninho?

Um passarinho

Dá-lhe pãozinho.

Sem comentários:

Visitámos os animais da Quinta Pedagógica

Fizemos um bolo "Trança de Natal"